sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Este é repetido

Segunda feira, 30 de Junho de 2008



Tenho saudades da escolinha...

Faz-me falta a caixa de areia, cheia de pneus que empilhávamos e faziam de tenda. Do parque proibido, que estava sempre fechado e só era aberto quando o rei fazia anos! Das voltas nas cadeirinhas, que me deixavam sempre enjoada e a jurar para nunca mais...


Tenho saudades das salas sem porta e de já saber as letras, mas ser obrigada a fazer os grafismos na mesma... Tenho saudades do espaço atrás dos pavilhões e daquela vez em que montaram os baloiços, que estavam sempre ocupados!... Tenho saudades da caixa de areia e de brincar aos Power Rangers e às Barbies e à apanhada e aos Onda Choc e ao Senhor Doutor e à Mamã dá Licença e ao Macaquinho do Chinês e à Sirumba. Tenho saudades do lanche da manhã e das batatas fritas que o André levava sempre e a minhã mãe nunca me deixava levar. Tenho saudades dos ramos de azedas que o Diogo me dava e de dizer que éramos namorados, sem sequer sabermos o que tal implicava (na altura não tinhamos os Morangos...) e de nunca termos dado um beijinho.


Sinto falta dos corredores e dos cacifos vermelhos. De mudar de salas e professores e ter várias disciplinas. Dos quadros pretos. De roubar o giz para usar nas brincadeiras do recreio. Tenho saudades do recreio. Do toque da campainha, da correria para a fila da cantina com a mochila de trinta quilos às costas.Tenho saudades de ser sempre a primeira a chegar de manhã e de me sentar no muro em frente ao portão e de ver o pátio a encher. Sinto falta da rosa-dos-ventos e dos postes das bandeiras e da sirumba e do chafariz, do beco ao pé dos cães e do campo de jogos. Tenho saudades de dar voltas ao campo de jogos e de gostar do Pedro Henriques e dele gostar de todas e querer namorar com todas e nós ficarmos indignadas. Sinto falta dos dias de verão e dos banhos na fonte e dos dias de festa e das coreografias e do Grupo Coral e Instrumental. Tenho saudades das conversas nas bancadas e dos intervalos passados a olhar para o João Filipe. Tenho saudades das aulas passadas a rir à gargalhada e de ao mesmo tempo estar a ouvir a matéria e a responder às perguntas da stôra... Tenho saudades dos almoços no Modelo e na Buchinha e das idas ao cinema fantasma.


Tenho saudades das aulas de educação física e de reclamar por ter de correr. Sinto falta das visitas de estudo, das cantorias no autocarro e das danças em andamento. Tenho saudades de subir a rua do Mc só para ir comprar um batido de morango. Tenho saudades dos laboratórios de TLQ, todos podres e sem bicos de bunsen. Tenho saudades dos dias de chuva e de chegar encharcada. Tenho saudades dos Açores e de nos esquecermos do António na Fábrica de Chá e de o Diogo ter de voltar para trás a correr porque o autocarro não conseguia dar a volta.


Sinto falta do Liceu...
Do edifício dos anos 50, completamente diferente dos pavilhões a que estava habituada. Da porta de ferro verde, à entrada. Do pátio do Freddy e das horas de parvoíce e gargalhadas. Dos corredores da ala de Biologia ladeados por armários com as prateleiras cheias de animais em formol. Das salas com estrado e todas em madeira a lembrar os antigamentes. Da professora de CTV que usava ténis com fato e era bué à frente porque tinha um brinco no nariz. Da maneira como ela dizia os "éles".
Tenho saudades da "Frente", o sítio dos betos, que passou a ser o nosso sítio no ano a seguir. Da rampa de madeira que foi destruída. Do balneário mais que velho e de descer as escadas de cu e ficar com as calças cheias de pó. De Londres e de gritar "Peido" no meio da rua, de apalpar o Beckham e o Brad Pitt e de apertar o pescoço ao Hitler. De ir para casa do Xico e de nos mascararmos e fazermos vídeos parvos e fotos ridículas. De acabar as aulas à uma da tarde e ir almoçar ao Mc e passar a tarde toda na conversa e a ver o mar. De não apetecer descer a rua do Mc e ir antes à Apapol comer chamuças e chapatas e merendas acabadinhas de sair do forno. De descobir a casa de chá nos prédios novos e ir lá comer sopa e tostas e cheesecake de morango. De andar sempre a correr para apanhar o autocarro e de ficarem comigo na paragem até ele vir. Tenho saudades das aulas de educação física e de o stôr me deixar andar na trave em vez de saltar no plinto. Das aulas de química e de chamar ião NH4+ à amónia e da stôra Alice a rir-se de nós e da nossa ignorância. Tenho saudades das parvoíces com a Inga e das invenções de cábulas a meio da aula que me valeram a palmada na nuca mais cómica de sempre. Tenho saudades do recreio e de me pegar contigo por seres mau e de me pedires desculpa para depois voltares ao mesmo. Tenho saudades das aulas de matemática do 12º. Tenho saudades tuas.
Tenho saudades do cheiro a Verão do último dia de aulas. Tenho saudades dos professores que sabiam o meu nome e o que eu valia. Tenho saudades das últimas semanas de secundário, da nostalgia que se abateu e do pânico dos exames nacionais.


Tenho saudades... Tantas saudades! Dos cheiros, dos sons, das cores, dos risos, dos dramas, das alegrias, da inocência e da inexperiência. Da despreocupação. Da pureza de espírito e da falta de maldade das pessoas.



Tenho saudades da Marta Menezes, da Carla, do Diogo e do Gonçalo.
Da Cátia, da Bia, das Joanas, do Pedro, da Débora, da Joana Silva e da Michelle.
Do André, da Leitão, da Marta, do Jónatas, da Nádia, da Raquel, do Cacá, da Brazão, da Filipa, da Piknóide, do Paulinho e do Pedro Albuquerque.
Da Martita, da Martocas, da Renata, da Mélanie, do Paiva, do Diogo, da Vânia e da Maria Luísa.
Do César, do BG, do Estás bem, do Flu, do Rui, do Vargues e de estar todos os dias com o Xico, a Cevi, a Cat, a Ju, a Inga e o Gonçalo.

Da professora Joaquina, que foi a primeira.

Da stôra Ilda que nos lia estórias nas aulas de português; da stôra Cecília que não queria que eu comesse no bar porque não era saudável; do stôr Marcelino que era Padre mas afinal tinha uma filha e falava axim.

Da stôra Teresa, a melhor de sempre, que ouvia a minha gargalhada na outra ponta do pavilhão mas ria-se quando se zangava comigo; da stôra Cristina, que achava que eu e o André tínhamos uma depressão por passarmos as aulas a rir; da stôra de inglês do 7º que arrancou a foto do João Filipe do livro de ponto e me deu; da stôra de História do 9º que eu adorei o ano todo e passei a odiar depois da viagem a Paris; da stôra Fernanda, com quem as coisas começaram pessimamente, mas acabaram mais que bem; da stôra de Ciências do 7º, que parecia mazona e afinal era uma comédia; da stôra de inglês do 8º que tinha aparelho nos dentes, me chamava Agnes e era só rir.

Da stôra Elsa e o seu ar de fada; da stôra Tininha e as piadas com o stôr Rúben; do stôr Rúben e os seus chinos da Quebramar; da stôra Catarina e as boleias para casa e o Afonsinho na barriga; do stôr Talefe, do símbolo mundial no pin na lapela e de me desbroncar à frente dele acerca das cuecas da sorte.

Da stôra Florença, que não sabia que ia ter uma aluna nova; da stôra Alice que nos chamava atrasados mentais mas que nos adorava; da stôra Hermínia que nos levou a Londres e até do stôr Rogério que disse que eu tinha a nota de Biologia inflaccionada e em quem esfreguei o 19 do exame na cara.

Saudades nossas, de sermos felizes e dizermos que era para sempre. Será que conseguimos dar a volta?


Ai as saudades que eu tenho da escolinha...


Escrevi isto em junho, no Caramelo e agora fui reler... Achei que fazia sentido trazê-lo para aqui...





5 comentários:

Ju disse...

Eu também tenho saudades da semana das Listas! LISTA C!
Isto faz todo o sentido aqui!
*** Thanks nekz***

Anónimo disse...

*aperto no coraçao*...

disse...

saudades do tempo em que era ingénua!
crescer custa!!

teve todo o sentido...e muito mais! relembrei bons moments do tempo de escolinha...cadÊ aquelas mininas que andavam sempre de sorriso na cara a contagiar tudo e todos??

ha sempre volta a dar...depende de nós e do que estamos dispostas a fazer para que certas coisas nunca acabem!!!

vou seguir a tua onda e ver se ainda me lembro tao bem como tu dos momentos que fizeram a minha vida ;)

****

Cat disse...

aiii que dor... aiii que saudade... ups escapou uma lagrima... adorei =)

Cat disse...

aiii que dor... aiii que saudade... ups escapou uma lagrima... adorei =)